A nossa equipa dirige-se até à escola e dá formação a todos os professores que vão começar com o programa. As formações estão divididas em 3 níveis: iniciado, intermédio e avançado..
A iniciação à meditação, já em sala de aula, é feita por elementos da nossa equipa. Vamos passar algum tempo em cada sala a explicar o que é a meditação e quais os seus benefícios. Vamos realizar vários exercícios e no final vamos conversar e tirar dúvidas com todas as crianças.
Para termos a certeza que as coisas estão a correr bem criámos o acompanhamento. Regularmente fazemos visitas às escola para nos certificarmos que tudo está a correr da melhor forma.
PROMOVE O VIGOR FÍSICO | Fortalece o sistema imunitário | Aumenta a longevidade | Potencia uma maior consciência corporal
AJUDA COM | Dificuldades de aprendizagem | Depressão e Estados depressivos | Ansiedade | Burnout Hipertensão | Dependência de substâncias
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Melhora a memória | Potencia a capacidade de concentração e foco | Aumenta os níveis de atenção | Aumenta os níveis de motivação intriseca | Promove maior controlo da impulsividade | Torna os tempos de reacção mais rápidos
DESENVOLVIMENTO SÓCIO-EMOCIONAL
Melhora o controlo emocional | Eleva os níveis de felicidade | Promove relações interpessoais mais satisfatórias | Potencia a empatia e a compaixão | Facilita a identificação e a diferenciação emocional | Reduz o stress | Aumenta a resiliência face à frustação | Potencia a capacidade de adiar a gratificação
Nos últimos anos, os estudos sobre a meditação e o mindfulness têm crescido a um nível exponencial, comprovando os benefícios destas práticas em diversos contextos, incluindo na educação.
Até ao momento, um dos maiores estudos sobre meditação e mindfulness com crianças realizou-se em Oakland nos Estados Unidos, e envolveu 937 crianças e 47 professores de 3 escolas primárias públicas. O estudo consistiu na avaliação da implementação de um programa que ensinava aos educadores técnicas de meditação e mindfulness para aplicarem em sala de aula com os alunos.
Os resultados desta investigação, passadas apenas 6 semanas, são realmente encorajadores (ver gráfico).
Durante este período (6 semanas), as crianças do grupo “com meditação” praticaram apenas 4 horas – um tempo de práctica bastante reduzido. No entanto, quando comparados os resultados com o grupo “sem meditação” verificaram-se melhorias significativas na “atenção” e no “atendimento e participação em atividades de sala de aula.
Outras intervenções mais prolongadas e consistentes, tal como o programa Pequeno Buda pretende implementar, poderiam produzir ainda mais benefícios.
REFERÊNCIAS:
• Goleman, D., & Senge, P. (2014). The triple focus: A new approach to education . Florence, MA: More Than Sound.• Greenberg, M. T., & Harris, A. R. (2012). Nurturing mindfulness in children and youth: Current state of research. Child Development Perspectives, 6 , 161–166.
• Greenberg, M. T., Weissberg, R. P., O’Brien, M. U., Zins, J. E., Fredericks, L., & Resnik, H. (2003). Enhancing school-based prevention and youth development through coordinated social, emotional, and academic learning. American Psychologist, 58 , 466–474.
• Kuyken, W., Weare, K., Ukoumunne, O. C., Vicary, R., Motton, N., Burnett, R., Huppert, F. (2013). Effectiveness of the mindfulness in schools programme: Non-randomised controlled feasibility study. The British Journal of Psychiatry, 203 , 126–131. doi: 10.1192/bjp.bp.113.126649.• Kabat-Zinn, J. (1994). Wherever you go, there you are: Mindfulness meditation in everyday life. New York, NY: Hyperion.
• Black, D. S. & Fernando, R. (2014). Mindfulness training and classroom behavior among lower-income and ethnic minority elementary school children. Journal of Child and Family Studies, 23(7), 1242–1246.